Por que meu filho não quer mais tomar banho?

Seu filho não gosta de tomar banho

As crianças passam por muitas fases à medida que crescem, mas uma das mais desconcertantes para muitos pais é quando uma criança começa a dar problemas para tomar banho. Não parece importar o comportamento da criança até então, ela de repente não quer se banhar, lavar o cabelo, ou escovar os dentes. E o que é ainda mais alarmante é que nem toda criança passa por essa fase.

Então, quais são as causas da negligência à higiene? Isso é normal? E o que você pode fazer para ajudar sua adolescente ou adolescente a passar por ela o mais rápido possível? Nessa reportagem você pode ver algumas técnicas para conseguir fazer a criança entrar no banho, mas é preciso também olhar para a cerne do problema:

Por que meu filho não quer mais tomar banho?

Por que meu filho não quer mais tomar banho?

1. Depressão

Negligenciar o autocuidado é um sintoma comum da depressão. Se alguém é muito triste, ou muito assediado por baixa auto-estima ou por pensamentos de problemas emocionais ou sociais, auto-cuidado é uma das primeiras coisas a ser atingido.

O que fazer sobre isso: Seu filho não precisa ter uma depressão completa para exibir esses comportamentos. Se você tem alguma idéia de que seu filho possa estar deprimido, leve-o a um psicólogo pois um profissional pode ser capaz de ver algo que você não pode.

2. Preguiça

Se você ficou chocada quando seu filho atingiu a puberdade e parou de trocar suas meias e roupas íntimas e, além disso, aplicou desodorante, em vez de tomar banho. Preste atenção se seu filho apresenta sinais de estar muito cansado para se preocupar com a higiene básica.

Mas então, será que você deve forçar a questão? Saiba que essa fase é muito natural e não vale a pena lutar, uma vez que é uma fase que passa quando as ondas hormonais sossegam. Há boas razões para adolescentes serem tão letárgicos e preguiçosos, eles estão crescendo e mudando rapidamente. O importante é garantir a higiene no ponto que não prejudique a saúde deles, como escovar os dentes, por exemplo.

Entenda porque de repente as crianças insistem em não querer tomar banho.

3. Assertividade de controle

Nessa fase, as lutas de poder são ampliadas – e que melhor maneira para um adolescente exercer algum poder do que controlar a única coisa que é inegavelmente sua e de ninguém mais? O corpo é precisamente essa coisa, e é por isso que apenas algumas crianças passam por esta fase. Se você não acha que seu adolescente está deprimido ou excessivamente hormonal, então esse temperamento intencional pode ser o motivo.

Nesse caso, precisamos mostrá-los que eles não percebem o cheiro que exalam. Seja qual for a causa raiz da negligência de seu filho adolescente de higiene, tente entender o contexto em que está acontecendo, para que você possa escolher uma resposta adequada – o que pode muito bem ser: não fazer nada e esperar a fase passar.