Ensaios fotográficos performáticos de homens vestindo a roupa de suas mulheres.

A igualdade de gêneros é uma luta que muitos levantam a bandeira há muitas décadas e até mesmo séculos. O papel decisivo que as mulheres tem na sociedade, entretanto sendo pouco valorizadas e até mesmo diminuídas, foi fazendo com que diferentes frentes de resistência tenham tomado forma. Assim, surgiu o movimento feminista e muitos outros que mesmo não sendo diretamente veiculados ao feminismo, são extremamente importantes para a quebra dos paradigmas e preconceitos comumente estabelecidos na sociedade.

Dentro dessa discussão de gênero presente na sociedade contemporânea, um dos temas que são mais estabelecidos é o da “livre escolha”. Ou seja, para que qualquer um seja livre para se aceitar da forma que realmente é. A fim, de mudar a definição de gênero e também refletir o papel das mulheres na sociedade, alguns fotógrafos e artistas performáticos desenvolveram alguns projetos.

Ensaios fotográficos de homens vestidos de mulheres.

Ensaios Fotográficos

Um dos ensaios mais icônicos dos últimos anos, saiu da inspiração do fotógrafo espanhol Jon Uriarte. Ele criou uma série de fotografias onde diversos tipos de homens vestiam as roupas de suas respectivas namoradas ou esposas, para sentirem-se como elas e em seus “mundos”. Com sentimentos confusos do que poderia partir daquilo, os homens atingem diretamente o ponto de Uriarte. Pois este, busca retratar exatamente essa confusão de sentimentos do homem ao vestir as roupas que pertencem à suas companheiras.

Jon Uriarte tem uma premissa que os casais contemporâneos se relacionam de uma forma diferenciada do que sabemos que acontecia na história, tendo a mulher um papel muito mais relevante e mais respeitado dentro de um relacionamento “saudável”.

Homens com roupas femininas.

A fotógrafa dos EUA, Rebecca Jurgens, foi mais uma a explorar a imagem como fonte de subverter as regras sociais estabelecidas. Mas utilizando um conceito diferente do que foi retratado no ensaio anterior, Rebecca quis exatamente refletir os homens que se vestem e sentem-se bem vestindo-se realmente com roupas femininas. Nessa série, ela utilizou 8 homens que mostraram todo seu charme e beleza que eles também podem ter, cada um vestido e sendo o que realmente gosta de ser. Rebecca conseguiu nessa pequena amostra de pessoas, retratar muito bem todo um vasto território de gêneros, mostrando homens barbudos, negros, brancos, com vestido longo, vestido curto, shortinho e muitas outras variedades.

Fotografia para reflexão

Esses exemplos são a prova de artistas que utilizam da imagem e mais especificamente da fotografia para levar uma reflexão tão importante e atual para a sociedade. A partir desses ensaios muitas pessoas podem ter sido tocadas para a necessidade de mais carinho para com as pessoas nesses novos tempos do mundo.